A ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE






A administração da saúde não pode ser norteada apenas pelo conhecimento teórico e muito menos pelo raciocínio linear.

É preciso desenvolver o bom senso e seguir a intuição – duas faculdades que devem ser incentivadas e cultivadas desde a infância.

É preciso aprender a fazer a diferença entre nutrientes e alimentos funcionais de um lado e medicamentos farmacológicos de outro, embora os primeiros também possam se apresentar sob a forma de pastilhas, cápsulas ou engarrafados.

Alimentos e nutracêuticos, de natureza orgânica, são substâncias naturalmente reconhecidas pelo organismo, cujo excesso é facilmente eliminado. Se lhes são atribuídas funções terapêuticas, é apenas porque elevam o status nutricional do organismo, disponibilizando a matéria-prima necessária à agilização e potencia-lização dos seus mecanismos de ação, regeneração, defesa e autocura – faculdade inerente a todos os organismos vivos.

Os fármacos, sintetizados artificialmente a partir do petróleo, embora capazes de fazer com que alguns sintomas de desequilíbrio desapareçam rapidamente, não têm a mesma facilidade de ser reconhecidos e eliminados. Assim, seus elementos constituintes tendem a se acumular no organismo, provocando outros sintomas e alimentando outros tantos processos crônicos e degenerativos.

Isso explica porque os fármacos, diferente dos alimentos funcionais ou nutracêuticos, necessitam um receituário extremamente preciso, embora qualquer substância seja passível de provocar reações alérgicas a um determinado organismo – possibilidade que só pode ser eliminada após ter sido testada.

É importante termos acesso a profissionais da saúde especializados no assunto, para que possamos trocar informações e aprender como adaptar os alimentos funcionais e suplementos alimentares ao nosso dia-a-dia, já que a otimização do status nutricional do organismo é essencial à manutenção do seu eterno processo de adaptação, desintoxicação, regeneração e defesa.

Este site é dirigido tanto aos leigos no conhecimento científico que desejam mais informações sobre os processos de manutenção, prevenção e reconquista da saúde, como aos profissionais da saúde que ainda não tenha tido a oportunidade de se inteirar e se atualizar sobre os temas aqui disponibilizados.

Que a experiência e reflexões da Dra. Lorraine Day – ex-vice-Chairman do Departamento de Ortopedia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, ex-chefe da Cirurgia Ortopédica do San Francisco General Hospital e autora do livroAIDS: What the Government Isn't Telling You, sejam um incentivo a todos.

Como doutora em medicina, eu não sabia nada sobre nutrição. Nos quatro anos da Faculdade, não se recebe nem mesmo uma hora de informações sobre o assunto.

Eu admito que, no passado, dizia a meus pacientes que a nutrição não tinha nada a ver com a saúde. Eu era tão ignorante e estúpida...

Felizmente, quando entrei para a Sociedade do Controle de Câncer, percebi o que realmente estava acontecendo no campo da saúde.

Comecei então a estudar... e no meu programa de rádio entrevistava muitos médicos alternativos...

No meio de tudo isso eu soube que tinha um câncer de mama...
 (1) 

Seu câncer que chegou a se transformar em um enorme tumor, foi totalmente revertido sem o emprego de qualquer quimioterapia ou radioterapia, mas apenas com a adoção de uma higiene alimentar, suplementos nutricionais e terapias alternativas.
(2) 


Faço votos para que não apenas o câncer, mas também as disfunções auto-imunes, cognitivas, digestivas, hepáticas, motoras, neurológicas, reprodutoras etc., decorrentes da subnutrição celular e da intoxicação do organismo pelo uso de produtos à base de fortes elementos químicos, não venham mais causar o sofrimento e a degenerescência do corpo e da qualidade de vida de quem quer que seja. Afinal, ter saúde é natural.


(1) http://www.curezone.com/diseases/cancer/cancer_dr_lorriane_day.asp 
(2) http://www.drday.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artrite ou Espondilose Cervical

VACINAÇÃO X IMUNIDADE

Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo