ALOE VERA COMO VEÍCULO BIOLÓGICO
Qualquer elemento que não consegue ser absorvido pelo estrato córneo da pele precisa de um veículo que ajude a sua penetração. Os glucocorticóides e a vitamina C são dois casos típicos.
No caso dos glucocorticóides, as propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas da Aloe vera fazem dela um veículo biológico específico pois ao mesmo tempo que veicula a sua penetração, neutraliza os efeitos negativos inerentes a essa substância.
A vitamina C, tão importante para a síntese do colágeno, também precisa de auxílio para penetrar a pele. Em doenças como a artrite reumatóide, os níveis de vitamina C são baixíssimos. Apesar de todos os fatores que controlam a absorção da vitamina C ainda não serem conhecidos, já foi verificado o quanto a Aloe vera ajuda a sua penetração dérmica.
Com a presença e colaboração da Aloe vera, a dosagem de vários elementos pode ser reduzidas Às atividades biológicas da Aloe vera adiciona-se o potencial sinérgico estabelecido entre os elementos presentes na Aloe vera e os princípios ativos do elemento terapêutico que ela esteja vinculado.
Um dos fenômenos da Aloe vera é que ela solubiliza tanto elementos solúveis em água quanto substâncias lipídicas (gordurosas). Essa propriedade faz dela um veículo ainda mais sui generis. A Aloe vera está cada vez mais conhecida como um dos mais importantes veículos biológicos.
Comentários